Controle de Tickets e Azure DevOps

O que escutamos muito pelo mercado: “- Eu tenho um sistema de chamados de nome XPTO e gostaria de integrar os tickets que recebemos com o Azure DevOps para controlar todos os chamados e não perder o controle e gerar rastreabilidade. É possível? OU simplesmente: ” Quero integrar meu sistema de chamados com os Work Itens do Azure DevOps. Dá pra fazer? “. A resposta é: SIM!!! É possível.

Vamos explicar:

O Azure DevOps, quando da sua concepção foi projetado para manter a plataforma acessível, parametrizável e customizável.

Já existem diversas plataformas de Service Desk do mercado, compatíveis com o Azure DevOps e com Plug-ins (Extensions) disponíveis no Microsoft Marketplace (https://marketplace.visualstudio.com/azuredevops). Faça um teste, acesse o link anterior e procure pela sua plataforma de tickets.

Procurei e não encontrei, o que eu faço agora? Não se preocupe! A Microsoft disponibilizou documentação completa sobre a API do Azure DevOps, portanto, caso não consiga “acoplar” sua plataforma atual ao Azure DevOps, poderá criar seu próprio end-point.

Você pode também, ao final de um pipeline, ligar um gatilho para invocar funções diversas que podem fazer o papel de gatilho para o seu Service Desk.

Uma última opção é você mesmo montar seu sistema de tickets, utilizando para isso o Office 365 e algumas de suas funcionalidades. Mas esse é um assunto para uma próxima dica, fique de olho.

Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato para eu te ajudar.

Saudações!